domingo, 2 de setembro de 2012

Médicos Espirituais



Os espíritos, após o desencarne, tendem a se ocupar das mesmas atividades a que se dedicavam em vida, não que seja uma regra. Como exemplo, apresenta o caso do Dr. Antoine Demeure, médico que conhecera, e que, após a morte, continuara a cuidar de doentes (Alan Kardec. Revista Espírita, março e abril de 1865.). No Brasil, é emblemático o exemplo do Dr. Bezerra de Menezes.

De a
cordo com a mesma ideia, um dos casos mais famosos de atuação de um médico espiritual é o do Dr. Fritz, a partir da década de 1950. Outro espírito que é bastante conhecido no Brasil é o trabalhador da colônia Nosso Lar - André Luiz.

A literatura espírita refere ainda que os chamados "médicos espirituais" utilizam-se de uma ampla variedade de recursos, que vão desde aparelhos e instrumentos até fluidos e medicações. Nesse particular, a doutrina espírita compreende que o pensamento e a vontade possuem a capacidade de modelagem e aplicação desses itens no chamado "mundo espiritual". Complementarmente, podem recorrer a métodos terapêuticos convencionais, como intervenções cirúrgicas de pequeno porte, a dietética, a medicação alopática e a homeopatia. Ressalte-se que as práticas cirúrgicas encontram na atualidade grandes restrições, principalmente entre os médicos espíritas, pela natureza de sua própria formação.

Não somente atuam aqueles que se especializaram na Medicina, mas também todos aqueles que atuaram na área médica, como técnicos de enfermagem e enfermeiros. Temos como exemplo a filha do Dr. Fritz, a enfermeira Scheilla (Irmã Scheilla). Mas também, vai além de núcleos espíritas, mas também em núcleos espiritualistas (principalmente umbandistas) que atuam na cura e no tratamento de doenças e males, espíritos que se apresentam como índios e caboclos. Temos como exemplo o Irmão Tupyara. Inclusive que fundou junto de seu médium na cidade do Rio de Janeiro o Templo Espírita Tupyara, que além de ter o estudo da Doutrina Espírita, trabalha também com espíritos que atuam na Umbanda (pretos velhos e caboclos), atendendo também a distância.

Enfim irmãos, como eu costumo a dizer, nós e os espíritos só temos algumas diferenças. A principal diferença é que nós estamos encarnados (em corpo físico) e eles estão em outro plano, com o corpo espiritual. Assim como uma pessoa que trabalha com a culinária, quando desencarnar (dependendo das condições, estágios evolutivos e possibilidades) continuará a atuar dessa forma. Assim como se você era um engenheiro, rezador, motorista, será de grande utilidade tanto para esse plano quanto para outro. Não podemos definir nada, muito menos generalizar, apenas apontamos as tendências que os espíritos tem quando desencarnam.
_____________________________________________


É Bom Lembrar

- Não é necessário ter se formado na medicina terrena para atuar nessa área no plano espiritual, o necessário é ter a vontade de ajudar, de atender as necessidades do próximo com muito amor e carinho.
- Todas as formas de trabalho são válidas, como dizia nosso querido Emmanuel: "toda forma de servir é uma bênção." e "o bem que que fizer hoje, será teu advogado em toda a parte."

- Estudo realizado sob a ótica espírita respeitando a todos os pensamentos, filosofias e modos de atuação.

fonte: GRUPO DE ESTUDOS AMIGOS DE CHICO XAVIER

Nenhum comentário:

Postar um comentário